FORÇA TAREFA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI EM GUAMARÉ - Macau em Fotos

Ultimas Notícias

Publicidade

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

FORÇA TAREFA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI EM GUAMARÉ

 Prefeitura de Guamaré através da Secretaria Municipal de Saúde montou uma Força tarefa composta pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Coordenação de Endemias, com ações mitigatórias de combate ao mosquito Aedes aegypti, para juntos construírem ações que eliminem os prováveis criadouros do mosquito.
Hoje, 26/01/2016, foram iniciadas a ações com os Agentes de Endemias, no conjunto Vila Maria, seguindo as diretrizes do Plano de combate a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, do Ministério da Saúde.
Esta ação tem como objetivo entrar em todos os imóveis para identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, inspecionar os terrenos baldios identificando os pontos mais críticos e notificando os proprietários, para que seja feita a devida limpeza. Também orientar os moradores quanto a medidas a serem tomadas para evitar a proliferação do vetor.
A equipe agradece a todos os moradores e reitera a necessidade da vigilância no seu imóvel, reservando pelo menos 15 minutos por semana para fazer uma inspeção geral, verificando caixas d’água, cisternas, tonéis, pequenos reservatórios e quintais.
O perigo é alto, para reduzir o risco contamos com a ajuda de todos. Faça a sua parte, colabore com todos e consigo. Seja participativo para o bem de toda comunidade.
ORIENTAÇÕES:
1º) Vede as caixas d´água, incluindo também os sangradouros que deverão ser telados ou protegidos com um pedaço de pano que esteja disponível no domicílio.
2º) Reservatórios para água do tipo: tambores, tanques, potes e similares devem ser lavados a cada 5 dias, escovando as bordas e área interna, para destruir os ovos dos mosquitos Aedes aegypti.
3º) Atenção proprietários de terrenos baldios, mantenham-nos limpos e cercados.
4º) A auto medicação é perigosa, em caso de doença, procure o atendimento médico.
5º) Não jogar lixo nem óleo nas coleções de águas naturais. Exemplos: lagos, charcos, manguezal, etc.
6º) Mantenha sua casa e sua rua limpa, lixo tem que ser depositado em reservatório seco e somente disponibiliza-lo na rua no dia da coleta.
7º) Caixas d’água e cisternas devem ser limpas a cada seis meses.
8º) Preserve o meio ambiente, siga as orientações dos agentes e Servidores Públicos. 
O mosquito Aedes aegypti continua o mesmo, mas doenças são outras. Dengue, Zika Vírus e Febre do Chikungunya. O perigo aumentou e a responsabilidade de todos também.

9º) Seja um cidadão ativo, vede seus depósitos de armazenamento de água e não der abrigo ao mosquito Aedes aegypti. 
Em caso de dúvidas, por gentileza ligar para a Coordenação de Endemias – Fone 3525-2607.

10º) A prevenção é sua melhor ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

Pages