PRÊMIO FUNARTE DE APOIO A ORQUESTRAS A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA PARTICIPA DE EDITAL À NÍVEL NACIONAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA - Macau em Fotos - Porque quem sabe mais chega primeiro!

Ultimas Notícias

Home Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 6 de outubro de 2015

PRÊMIO FUNARTE DE APOIO A ORQUESTRAS A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA PARTICIPA DE EDITAL À NÍVEL NACIONAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA

A Fundação Nacional de Artes — FUNARTE é o órgão responsável, no âmbito do governo federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Os principais objetivos da instituição, vinculada ao ministério da cultura, são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.
Para cumprir essa missão, a FUNARTE concede bolsas e prêmios, mantém programas de circulação de artistas e bens culturais, promove oficinas, publica livros, recupera e disponibiliza acervos, provê consultoria técnica e apoia eventos culturais em todos os estados brasileiros e no exterior. Além de manter espaços culturais no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, a FUNARTE disponibiliza parte de seu acervo gratuitamente na internet.
O projeto do Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes (FUNART) visa a valorização da cultura através da música. Neste o prêmio FUNARTE de apoio a orquestras contemplaria, 18 (dezoito à nível nacional) projetos, cada um no valor máximo de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) para fins de aquisição e manutenção de instrumentos.
Na primeira etapa, todas as entidades com projetos inscritos deveriam enviar projetos e material informativo com histórico das orquestras. O ponto forte do projeto, elaborado por uma equipe técnica em projetos, enviado pela fundação de cultura, foi a importância social e o papel de inclusão social desempenhada pela entidade: “acreditamos na importância do resgate cultural através da música como uma forma de inserir os indivíduos em seu contexto social e cultural numa perspectiva transformadora” (TRECHO DA JUSTIFICATIVA DO PROJETO, 2015).
Ainda: “ressaltamos a importância o projeto na medida em que compreendemos a música como conhecimento científico e como parte do processo de construção da sociedade, atingindo diretamente a formação do ser humano, o que consideramos fator essencial para entender a educação musical como direito de todo cidadão e não como um processo isolado que leva a uma formação tecnicista e individual” (TRECHO DA JUSTIFICATIVA DO PROJETO, 2015).
Infelizmente o projeto não passou para a próxima fase, que trata da documentação que comprovaria que a entidade proponente do projeto era legítima e verdadeira, nesse caso, a Fundação de Cultura de Macau.
De acordo com o parecer técnico e justificativa da comissão avaliadora, a conhecida Filarmônica Monsenhor Honório, patrimônio histórico e imaterial do município de Macau/RN, há mais de 102 anos, não se enquadraria no quesito “orquestra”, uma vez que, o material analisado (CD’S e DVD’S) não se verificou a presença de instrumentos de corda como violinos e violoncelos, denominando-a de “BANDA FILARMÔNICA”, inabilitando o projeto para a etapa seguinte.
Enfim, diante de tudo isso, consideramos de grande relevância a tentativa, uma vez que um projeto de Macau aparece em uma lista nacional da FUNART (Ministério da Cultura), como projeto apreciado. De uma coisa é certa: precisa-se de pouco para buscar incentivar a cultura local. Basta apenas vontade de querer fazer! O resultado da lista de projetos habilitados e inabilitados pode ser conferido em: http://www.funarte.gov.br/a-funarte/

EM ANEXO, ALGUMAS DAS FOTOS QUE ESTÃO NO PROJETO APRECIADO PELA COMISSÃO DA FUNART:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages